quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Tirolesa Na Ponte Do Funil.

A PONTE DO FUNIL.... ITAPARICA/BA



















No Dia 11/12/2010 o Elemental Adventures vai realizar uma tirolesa na ponte do Funil que fica na Ilha de Itaparica na localidade de Cacha Pregos, bem pessoal eu andei pesquisando porque minha curiosidade era saber a origem desse nome e então compartilho com vocês algumas informações sobre a referida ponte, acontece que descobri que o nome da ponte não é: "Ponte do Funil" e sim "Ponte João das Botas"!

Fiquei um tanto surpreso mas como de costume na Bahia geralmente os lugares não são de fato chamado pelos respectivos nomes e sim por apelidos populares a exemplo das Avenidas Paralela e Bonocô e até alguns bairros da capital.

Encontrei poucas informações sobre a ponte propriamente dita mas, as informações que encontrei estão a seguir.

Em relação a sua construção.

Uma das primeiras obras de concreto pré-moldado da Bahia foi a ponte do Funil, ligando a ilha de Itaparica ao continente, na Baía de Todos os Santos, em 1968. Ela é um exemplo da variante oferecida ao Cliente, como modo mais criativo e econômico de realizar um projeto. Sem equipamentos para erguer grandes pesos, os trabalhadores iam inventando ferramentas de trabalho e movendo peças gigantescas com macacos hidráulicos pouco maiores que os de levantar automóveis. Essa ponte seria construída, segundo a praxe, com escoramento para concreto. Fazia-se a ponte de madeira e sobre ela se construía a de concreto, removendo-se então a primeira. Os custos, assim, dobravam. A construtora optou pela variante de concreto pré-moldado, mais barata. Apesar da correnteza, que dificultou muito os trabalhos, ela tornou-se uma realidade de 660 m de comprimento, apoiada em tubulões de ar comprimido com até 25 m de profundidade.

Fonte:  Construtora Norberto Odebrecht



O fato de ser chamada Ponte do funil é porque ela se encontra no estreito do Funil, que facilmente tendo a curiosidade de olhar no Google Maps, se vê uma singela forma de Funil na sua proximidade, dai o nome tão conhecido "Ponte do Funil".




















...Como todo estudo ou pesquisa que se faça acaba puxando outros assuntos me perguntei, afinal, "Quem foi João das Botas?" É, pelo que descobri, esse guerreiro aí foi um grande lutador pelas águas da Bahia, nada mais justo Honrar e Homenagear pessoas de notória importância do palco histórico Baiano.

 

João das Botas

João das Botas, apelido do tenente João Francisco de Oliveira (Itaparica, século XIX), foi um militar brasileiro.
No contexto das lutas da Guerra da Independência na província da Bahia, combateu as embarcações portuguesas nas águas da baía de Todos os Santos, nomeadamente no trecho entre a praia da Ponta da Areia e a barra do rio Paraguaçu. Destacou-se como um dos principais responsáveis pela defesa naval da ilha de Itaparica diante das tropas portuguesas sob o comando do Governador das Armas da Bahia, Inácio Luís Madeira de Melo.
A sua bravura e vitórias conquistadas culminaram com o 2 de Julho de 1823, alçando-o à condição de herói nacional. Juntamente com o almirante britânico Lorde Thomas Cochrane, primeiro comandante da esquadra brasileira, é um dos heróis da Marinha Brasileira.
Em sua homenagem realiza-se anualmente, em Salvador, um evento náutico, a Regata João das Botas.

Fonte: Wikipédia, a enciclopédia livre

Bem pessoal o importante é que façamos o esporte, mas sempre sabendo algo mais sobre os porquês que circundam a nossa vida e nossa história, o nosso passado, nós fizemos uma música, a qual vocês irão conhecer logo após a postagem do video que vamos fazer no dia 11, esperamos que vocês gostem da homenagem que fizemos a essa ponte, que tem uma paisagem realmente linda.

Espero e vou trabalhar para que tudo dê certo nessa missão e que a galera se divirta bastante com o esporte, que gosto sempre de lembrar é um esporte perigoso, mas que se for praticado de forma prudente e segura, com certeza proporciona muito prazer e satisfação as pessoas que o praticam, um forte abraço pra todos e nos vemos por lá!


Igor oliva

5 comentários:

  1. Muito bem Igor pela aula de história, ta estudando heim...

    Eh isso ai, Elemental é História VIVA......

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. É pessoal, mais um evento realizado com sucesso e toda segurança, nos encaramos a ida para ilha como um desafio esse final de semana, pois a previsão do tempo apontava para muita chuva na ilha, bem acho que São pedro veste a camisa do Elemental Adventures porque fez muito sol onde estavamos e choveu pouco somente no domingo pela manhã, muitos desistiram de ir e acabaram perdendo um final de semana maravilhoso, com agua do mar em uma temperatura inclusiva boa, ficamos em um local lindo, logo mais vou postar fotos e falar um pouco sobre esse local especial, o novo video já esta pronto e vocês podem comentar-los tambem, é isso ai, a partir de agora o Elemental ADventures não para mais, nós precisamos de ajuda, e vamos proporcionar um curso de Rappel com Certificado, para os paricipantes do grupo Elemental adventures, inteiramente Gratis. contamos com voçês, abraços galera.

    ResponderExcluir
  4. Novo Video do Elemental

    http://www.youtube.com/watch?v=d_s_S7OES5I

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a contextualização histórica do local,
    estão de parabéns pelas informações,
    Obrigado, e boa sorte nas próximas aventuras.

    ResponderExcluir